Ribatejo, um pouco de da sua história e gastronomia

Ribatejo, um pouco de da sua história e gastronomia

19 agosto 2021

A Região do Ribatejo, também apelidada de “Borda d’Água”, ou “Beira do Tejo” tem o Tejo como esposo que lhe deu o apelido e que fecunda as suas terras fazendo nascer paisagens de rara beleza natural e rural onde se avistam até ao horizonte vastas planícies. Desta união entre terra e rio, nasceram 3 regiões naturais, a Leziria, o Bairro e a Charneca, diferentes entre si, mas iguais em abundância de culturas. Todas as três regiões apresentam vastas pastagens verdejantes que se estendem ao horizonte  e que oferecem o seu fruto em alimento a rebanhos e manadas de cavalos, bois domésticos e touros selvagens destinados às lides da tauromaquia.

     A Gastronomia no Ribatejo é rica em peixe, recebendo destaque a Açorda de Sável, a Sopa de Peixe do Rio e a Fataça na Telha. O Bacalhau também está presente. Um dos modos mais tradicionais de comê-lo, é acompanhado com Torricados ou com Magusto. As carnes de Novilho e Porco, a sopa da pedra e os enchidos, têm sempre um lugar privilegiado nas mesas das tascas e grandes restaurantes, fazendo as delícias dos Ribatejanos, visitantes e turistas. 

       Santarém é a  Capital deste Distrito. Conhecida também como capital do Gótico, tem um vasto património em igrejas e arte Sacra como a Igreja da Graça, que abriga o túmulo do navegador Pedro Álvares Cabral e o Museu Diocesano. As Portas de Santarém, com suas imponentes muralhas e visão panorâmica do Ribatejo, dão-nos imagens de extraordinária beleza

Fale Connosco